Sensores ultrassônicos: alta tecnologia para a indústria


Confira as aplicações e os benefícios de se utilizar essa ferramenta.

Os sensores ultrassônicos são uma solução tecnológica utilizada em diversos setores da indústria que exigem um monitoramento preciso. Eles realizam leituras de ondas ultrassônicas, identificando a distância entre dois itens, por meio de alta frequência de som, sem precisar de contato. Também detectam a posição de materiais granulados, em pó e fluidos.

Com esse tipo de sensor, é possível identificar presenças, movimentos e definir a rota de componentes robóticos. A principal funcionalidade na indústria é a classificação por altura ou a identificação de embalagens. Ele pode, ainda, detectar a presença de pessoas, auxiliando no controle de fluxo, medindo a largura e a altura e mensurando a quantidade de produtos.

Como os sensores ultrassônicos funcionam:

Sensores ultrassônicos são indicados para a medição de superfícies que possuem variações de consistência ou contraste. São soluções tecnológicas eficientes para medir materiais difíceis de serem detectados por emissões luminosas. As ondas sonoras permitem o monitoramento de materiais líquidos, superfícies irregulares, objetos com sujeira ou transparentes, que estejam parados ou em movimento. “Tudo que reflete som pode ser detectado e medido à distância de 20 mm a 20 m, com erro de 1% do valor medido”, explica o engenheiro elétrico Cristiano Bertulucci Silveira.

Entre os benefícios de se utilizar o sensor, estão: menos desperdício, tomadas de decisões mais seguras e eficientes, economia, facilidade de monitoramento, respostas mais rápidas e aumento de receita. A utilização desse recurso pode aumentar em 22% a capacidade produtiva das fábricas. Além disso, está alinhado à NR 12, que trata da segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, diminuindo as chances de acidentes.

Aplicações na indústria

- Detecção de objeto: mede as diferentes alturas e se falta algum produto dentro da embalagem.

- Rompimento de fio: detecta a presença do fio na operação de bobinamento e desbobinamento de cabos de aço e o rompimento deles.

- Verificação de presença: detecta a presença de produtos em caixas ou pallets. Pode ser utilizado para garantir a quantidade correta de produtos que devem ser embalados e enviados aos clientes.

- Posicionamento: detecta superfícies planas, independente da cor ou rugosidade.

- Detecção de pessoas: pode ser utilizado para a detecção de presença de pessoas em locais abertos ou fechados.

- Detecção de altura de pilha: o sensor mede com precisão a altura de pilhas de diversos produtos.

- Monitoramento de quebra de folha: indústrias de celulose e alumínio precisam de monitoramento de quebra de folhas. Ele é uma boa opção em processos com ondulações de folha, nos quais pode ser aplicado junto com um sensor refletor difuso.

- Medição de altura e largura: permite medições tridimensionais a fim de garantir a qualidade do produto.

- Monitoramento de nível de enchimento: diversos processos necessitam de medição de nível sem contato com o produto. São ideais para medir materiais a granel em silos e depósitos, tanto para produtos secos como para líquidos.

- Posicionamento de dispositivos robóticos: é ideal para o posicionamento preciso de braços robóticos em diversas aplicações.

- Inspeção de embalagens: monitoramento de embalagens para checar se estão completas, seja em superfícies reflexivas, transparentes ou coloridas.

- Monitoramento de embalagens: o sensor monitora a vedação adequada, assegurando qualidade uniforme.

- Controle de ondulação de folha e monitoramento do diâmetro de rolo: é possível detectar o acionamento ou o freio do rolo e ajustar a alimentação de material, em função do tensionamento da folha.

Unicrea: curso Indústria 4.0

Educação focada em tecnologia e inovação é um dos objetivos da Universidade Corporativa do CREA-SC. Desenvolvimento profissional significa apostar constantemente em aperfeiçoamento.

Invista em seu futuro com o curso Indústria 4.0 da Unicrea. Por meio dele, você vai compreender e aplicar os conceitos de Indústria 4.0 e de Sociedade Superinteligente dentro do contexto industrial brasileiro. O curso traz as tendências de Redes Industriais, as aplicações internacionais, estratégias High Tech, o que há de inovação tecnológica na indústria, o que caracteriza a Indústria 4.0, estudos de casos e Sociedade 5.0. Além disso, você vai aprender a diagnosticar se a sua empresa já é 4.0.

Atualize-se com a Unicrea. Acompanhe as nossas redes sociais e fique sempre por dentro do que está acontecendo: Instagram, Facebook e LinkedIn.