Sobre nós

CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA E A CONSTRUÇÃO DA UNICREA

Educação Continuada

A Universidade Corporativa do CREA-SC, UNICREA, é um ambiente de Educação Continuada, que gerencia e institucionaliza uma cultura de aprendizagem e aperfeiçoamento entre todos os beneficiários e participantes, internos e externos, dos arranjos produtivos e sociais da Instituição. Fundamentando-se, sobretudo, na autocrítica, na abordagem reflexiva sobre o mundo, na aprendizagem organizacional e na andragogia, contemplando a formação ao longo da vida, desenvolvimento de competências e pesquisa.

Flexibilidade

Atenta às mudanças sociais e tecnológicas, as quais refletem, consequentemente, em alterações na forma como trabalhamos, a UNICREA, por meio de parcerias com Instituições de Ensino, busca proporcionar o desenvolvimento de habilidades, mediante aperfeiçoamento das ditas competências do profissional do futuro: criatividade, bom senso e tomadas de decisão, negociação, gestão de pessoas, inteligência emocional, pensamento crítico, comunicação, colaboração, resolução de problemas complexos, flexibilidade cognitiva.

Estratégia

Posicionar-se estrategicamente como um referencial, na dimensão da formação continuada, para todos os stakeholders do CREA-SC, é uma das premissas da UNICREA. Seu público alvo é abrangendo os profissionais registrados, conselheiros e inspetores, funcionários do CREA-SC, coordenadores do CREAjr, as Entidades de Classe e a sociedade em geral.


O CREA-SC tem passado por mudanças estruturais visando o seu desenvolvimento e expansão, onde um dos maiores pontos de transformação são as pessoas. O Planejamento Estratégico 2021-2023 tem entre suas premissas promover o engajamento e a cultura orientada aos resultados, aos profissionais, à eficiência, inovação e à transformação digital, e desenvolver competências organizacionais de acordo com esses novos objetivos.

A Universidade Corporativa do CREA-SC está em pleno desenvolvimento e vários benefícios já estão disponíveis, com foco no aperfeiçoamento e qualificação profissional. A iniciativa está amparada na cooperação e parceria com as instituições de ensino, entidades de classe e empresas do setor tecnológico do estado, além de órgãos do Sistema Confea/Crea e Mútua. Esse movimento vem ao encontro dos anseios dos profissionais do sistema.

A UNICREA está alinhada com as propostas do 10º CNP (Congresso Nacional de Profissionais), no âmbito das “Inovações Tecnológicas – Estratégias da Engenharia, da Agronomia e das Geociências para o Desenvolvimento Nacional”, as quais, indiscutivelmente, se desdobram como Políticas Públicas. A Proposta Nacional Sistematizada de nº 6 diz:

“Que o Sistema Confea/Crea e Mútua fomente ações junto às diversas instâncias de governo, bem como instituições de ensino superior, para criar mecanismos e estruturas que possibilitem e incentivem investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, bem como para promover a difusão dessas tecnologias para facilitar o acesso dos profissionais e empresas de todas as regiões.”

Em continuidade, no âmbito da “Atuação Profissional – A governança da política de infraestrutura brasileira sob a ótica da Engenharia”, possuindo como desdobramento a área da capacitação, definiu-se como Proposta Nacional Sistematizada de nº 25:

“Que seja implementado um Programa de Aperfeiçoamento Profissional – PAP em nível Federal (Confea) ou regional (Creas) e com a participação das entidades de classe, inclusive por meio de plataforma digital, cursos de especialização, MBA ou extensões, contribuindo para o estabelecimento de processos e atualização dos profissionais do Sistema e fomento à capacitação profissional.”

Por meio de parcerias com Instituições de ensino, a UNICREA busca proporcionar o desenvolvimento de habilidades, mediante aperfeiçoamento das ditas competências do profissional do futuro: criatividade, bom senso e tomadas de decisão, negociação, gestão de pessoas, inteligência emocional, pensamento crítico, comunicação, colaboração, resolução de problemas complexos, flexibilidade cognitiva.

Posicionar-se estrategicamente como um referencial, na dimensão da formação continuada, para todos os stakeholders do CREA-SC, é uma das premissas da UNICREA. Seu público alvo é abrangendo os profissionais registrados, conselheiros e inspetores, funcionários do CREA-SC, coordenadores do CREAjr, as Entidades de Classe e a sociedade em geral.

São objetivos da Unicrea

Inovar

Criar um Hub de inovação e aperfeiçoamento profissional junto as entidades de classe.

Difundir conhecimento

Difundir a ideia de que o conhecimento será o fator de diferenciação das organizações e negócios.

Fomentar o aprendizado

Fomentar o interesse pelo aprendizado contínuo e incentivar e promover o autodesenvolvimento.

Aumentar a capacitação

Fomentar a criação de cursos para novas atribuições profissionais.

Guiar um ecossistema

A Universidade Corporativa do CREA-SC será um elo que fortalecerá o ecossistema de engenharia em sua trajetória de aperfeiçoamento profissional.

Preparar

Preparar os colaboradores e stakeholders para trabalhar com novas técnicas, atualizar práticas de trabalho ou criar projetos de forma a proporcionar uma vantagem competitiva decorrente de sua capacidade intelectual.

Conheça nossos parceiros

ACAFE

A Associação Catarinense das Fundações Educacionais - ACAFE é uma sociedade civil sem fins lucrativos que congrega as fundações educacionais criadas no Estado de Santa Catarina. Seu objetivo é desenvolver o ensino, ciência, tecnologia e inovação, através do compartilhamento de ações e competências, para assegurar o fortalecimento das Instituições de Educação Superior associadas, em prol da educação catarinense

Acesse a minuta do convênio
Baixar

CREDCREA

A CREDCREA, Cooperativa de Crédito dos Profissionais dos CREAs e demais Áreas Tecnológicas, foi criada em 2002, por meio da união de um grupo de 33 profissionais da área tecnológica. Possui como missão promover o desenvolvimento econômico e social de seus cooperados, através da prestação de serviços financeiros com qualidade e custos baixos, orientada pelos princípios cooperativistas.

Acesse a minuta do convênio
Baixar

SEBRAE/SC

O SEBRAE - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, é uma entidade civil sem fins lucrativos, instituída sob a forma de Serviço Social Autônomo, presente em todos os Estados. Visando o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, dentre as diversas área de atuação da entidade, está a promoção de cursos de capacitação, fomento da cooperação entre as empresas e incentivo do desenvolvimento de atividades que contribuam para a geração de emprego e renda.

Acesse a minuta do convênio
Baixar

CATÓLICA DE SANTA CATARINA

Convênio firmado com a Fundação Educacional Regional Jaraguaense – FERJ, instituição comunitária sem fins lucrativos, mantenedora da Católica de Santa Catarina, visando proporcionar aos profissionais registrados e colaboradores do CREA-SC descontos nos cursos da Fundação, nas Sedes de Santa Catarina, sendo: Bolsas de 15% para cursos de Graduação; Bolsas de 20% para cursos de Pós-Graduação; Palestras, workshops e vários eventos gratuitos

Acesse a minuta do convênio
Baixar

FURB

A Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB, criada em 1964, é fruto de movimento comunitário, sendo definida como Autarquia municipal de regime especial, possuindo plena autonomia didáticocientífica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial. Dentre os benefícios ofertados na parceria com a Unicrea, estão descontos de até 20% nos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu; até 20% nos cursos de Graduação e 10% nos cursos de Idiomas estrangeiros.

Acesse a minuta do convênio
Baixar

IPOG

O Instituto de Pós-graduação e Graduação – IPOG é uma Instituição de Ensino Superior que oferece cursos de graduação, especialização e cursos de curta duração. Criada em 2001, em Goiânia, a Instituição está presente em todo o país. Dentre os benefícios ofertados, estão descontos de 50% no valor total da pós-graduação, para colaboradores do CREA e desconto de R$150,00 mensais nos cursos pós-graduação nas modalidades Remota e Presencial, no plano padrão, aos profissionais devidamente registrados no CREA.

Acesse a minuta do convênio
Baixar

HORUS

A Horus iniciou sua história em 2014, no segmento de fabricação própria de Drones profissionais de alta performance e desenvolvimento de tecnologias pioneiras para diferentes segmentos de mercado. Dentre os benefícios ofertados na parceria com a Unicrea, os profissionais registrados e colaboradores do CREA-SC terão desconto de até 50% no curso online de Mapeamento com Drones da Mappa – software online de processamento de imagens e dados, desenvolvido pela HORUS.

Acesse a minuta do convênio
Baixar

UNOESC

A Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC surgiu no final de 1960 e está localizada na mesorregião Oeste catarinense. Dentre os benefícios ofertados, estão descontos de 10% sobre o valor da mensalidade para quaisquer cursos de graduação, pós graduação lato sensu e extensão, na modalidade a distância; 15% sobre o valor da mensalidade para quaisquer cursos de graduação, pós graduação lato sensu e extensão na modalidade presencial e 15% sobre o valor da mensalidade do Colégio Superativo, Colégio Superação e Colégio Expressivo.

Acesse a minuta do convênio
Baixar

UNOCHAPECÓ

A Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó, instituição comunitária nascida da iniciativa de lideranças locais há 51 anos, contribui com o desenvolvimento do oeste catarinense. Dentre os benefícios ofertados na parceria com a UNICREA, estão descontos de 10% no valor das mensalidades dos cursos de pós graduação lato sensuo presenciais; 40% no valor total dos cursos ofertados na Plataforma Unoplus, mediante acesso via Universidade Corporativa; cursos a serem desenvolvidos mediante demanda específica do CREA-SC

Acesse a minuta do convênio
Baixar

UNISUL

A Unisul Universidade foi criada em 1964, como uma universidade comunitária, sem fins lucrativos.

Acesse a minuta do convênio
Baixar

XPeed EDUCAÇÃO

Uma escola com o melhor da XP Inc. para tirar o melhor de você. Cursos de trading, investimentos, educação financeira e MBAs que vão acelerar sua jornada para alcançar seus objetivos financeiros.

Acesse a minuta do convênio
Baixar