Big Data e a Internet das Coisas: o futuro está no cruzamento de dados

Veja como tecnologias de ponta podem revolucionar a gestão de uma empresa

Big Data e a Internet das Coisas: o futuro está no cruzamento de dados

Veja como tecnologias de ponta podem revolucionar a gestão de uma empresa

A expressão Big Data se refere à enorme quantidade de dados e informações gerados e coletados pelas pessoas no mundo digital atual. Esses dados gerados por diversos dispositivos conectados à internet impactam os negócios e as tomadas de decisões. Eles podem ser usados para definir ações estratégicas de negócio

Nas engenharias, essa tecnologia pode ser utilizada em todos os setores. Por isso, o CREA-SC investe em seus profissionais por meio de cursos de sua universidade corporativa, a Unicrea, entregando mais valor aos profissionais e à sociedade.

A Inteligência Artificial (IA) está revolucionando a forma como o Big Data, essa gigante quantidade de dados gerada diariamente, é analisado e também utilizado. Com ela, é possível processar e analisar um volume enorme em altíssima velocidade, descobrindo informações e padrões valiosos que a mente humana pode deixar passar. E, dessa forma, utilizar o que foi coletado para direcionar decisões e entregar aos clientes experiências de acordo com cada perfil.

Com o aumento da IA para analisar os dados, aumenta também a preocupação com privacidade e segurança dos mesmos, assim como a questão ética de confiar numa máquina para a tomada de decisões importantes. Com a IA, empresas coletam e armazenam informações pessoais e confidenciais, por isso a preocupação de como esses dados são usados e protegidos. Em função disso, governo e órgãos reguladores implementaram no Brasil a Lei Geral de Proteção de Dados.

IoT integrada com Big Data

A Internet das Coisas (IoT) se refere à rede de dispositivos físicos, veículos, aparelhos e outros objetos incorporados, como sensores, softwares e conectividade, para troca de dados. Essa enorme quantidade de dados gerados pelos diversos dispositivos pode ser analisada em tempo real e utilizada para se ter insights de grande valor. Ao promover a integração e a comunicação do Big Data e da IoT, as empresas conseguem tomar decisões mais assertivas e proporcionar melhor eficiência operacional e experiências ao cliente.

É possível ter uma gestão mais eficiente, por exemplo, nos serviços públicos de saúde, transporte, educação, recursos energéticos etc. Com a integração dos dados, é possível oferecer melhores serviços e acabar com gargalos que emperram o andamento do atendimento ao público.

Aplicações da IoT:

São muitas as aplicações da IoT, que oferecem soluções nas mais diversas áreas. Atualmente, as principais são:

- Automação de prédios

- Sistemas de vigilância

- Coleta de informações para decisões estratégicas em negócios

- Segurança física de edifícios

Unicrea: foco no futuro

A Unicrea aposta em um profissional sempre em desenvolvimento, conectado com soluções tecnológicas de ponta. Por isso, oferece cursos com foco no futuro, como o Big Data e Internet das Coisas.

O curso vai mostrar que o potencial da união entre Big Data e a Internet das Coisas é ilimitado, devido ao crescimento de apps usados em celulares ou por tecnologias e dispositivos “vestíveis”, como os smartwatches. Veja como o encontro dos dois conceitos indica o futuro dos negócios e da tecnologia, evoluindo para um cotidiano mais conectado, com base em informações valiosas, precisas e imediatas.

Invista em seu futuro com cursos que vão garantir uma boa carreira com a Unicrea. Acompanhe as nossas redes sociais e fique sempre por dentro do que está acontecendo: Instagram, Facebook e LinkedIn.

Fonte:

Iblue Consulting: https://iblueconsulting.com.br/post/ia-e-big-data-como-a-inteligencia-artificial-ajuda-a-otimizar-a-analise-de-dados/

Planalto.gov: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm

Geo Sem Fronteiras: https://geosemfronteiras.org/blog/o-que-e-big-data/?utm_source=google&utm_medium=cpc&gclid=Cj0KCQjw9MCnBhCYARIsAB1WQVVI2L4nYYqp_yI5X_Gi9c5XbcK4Pcm5SU_xq5fzXaSAVsG8TtyBZL0aAoCzEALw_wcB

SGA: https://sga.com.br/big-data-e-internet-das-coisas/#:~:text=Todos%20os%20dias%2C%20pessoas%20geram,tipos%20de%20indiv%C3%ADduos%20e%20organiza%C3%A7%C3%B5es