Saiba por que você deve implementar o Power Bi no seu negócio

Aprenda como usar o Power BI na tomada de decisões assertivas e entenda como a ferramenta pode beneficiar a engenharia civil!

A importância do tratamento e análise de dados é inquestionável tanto no presente quanto no futuro, abrangendo todos os setores da sociedade. A adoção do Business Intelligence (BI) pode revolucionar a gestão de um negócio, já que engloba os processos de dados essenciais para administrar uma empresa e determinar o sucesso de seus serviços.

Entre as ferramentas disponíveis, destaca-se o Power BI como a opção ideal para interpretar esses dados. Ao realizar uma análise abrangente de todas as informações inseridas na plataforma, é possível tomar decisões mais assertivas, impulsionando o crescimento e o desempenho da organização.

Desvendando a Power BI: entenda como usar essa ferramenta!

A Microsoft disponibiliza o Power BI nas versões gratuita, pro e premium. Na versão gratuita, os usuários podem conectar-se a várias fontes de dados, construir modelos usando o Power Query e criar análises avançadas e relatórios interativos. Já na versão paga da ferramenta, a plataforma oferece recursos adicionais, como a possibilidade de compartilhar documentos com outros participantes de um projeto. Além disso, disponibiliza a integração com diversas ferramentas, incluindo Excel, Google Analytics, Facebook, entre outras.

O Power BI desempenha um papel crucial ao transformar uma enorme quantidade de dados brutos em informações compreensíveis e significativas, por meio de relatórios, dashboards, gráficos e painéis de maneira ágil e dinâmica. Essa poderosa ferramenta possui uma ampla aplicação, sendo excelente para vários setores, incluindo a engenharia, a agronomia e as geociências.

Como aplicar o Power BI na engenharia civil

Qualquer área da engenharia pode se beneficiar da ferramenta para a compilação e leitura de dados. A engenharia civil, por exemplo, tem usado largamente o Power BI em seus processos.

Para os profissionais que atuam na área da construção, o tempo é crucial no sucesso dos empreendimentos. Poder utilizar uma ferramenta que processa e analisa o grande volume de dados de uma obra de forma rápida e automatizada é a melhor maneira de agilizar os processos. Dentro da plataforma, é possível fazer o acompanhamento e o gerenciamento de obras por meio de painéis de controle interativos.

Ao criar métricas para solução de problemas, a ferramenta ajuda a melhorar também a produtividade. É na etapa da gestão que o Power BI é mais vantajoso para a construção civil, ao oferecer respostas rápidas, intuitivas e mais assertivas, evitando os imprevistos, a ociosidade na obra e os retrabalhos, já que estará lidando com uma diversidade de dados.A metodologia self-service BI, oferecida pela plataforma, traz mais uma vantagem quando se fala em construção civil. Ela possibilita uma maior gama de escolhas e opções para a análise de dados.

Para compilar e compreender os dados obtidos durante uma obra, as empresas podem adotar o Business Intelligence (BI). O ideal é implementar essa cultura data driven antes de adotar o Power BI na construção civil. Dessa forma, os profissionais se acostumam a coletar cada vez mais dados e com mais qualidade. Assim, já terão uma base de dados para alimentar o Power BI e gerar relatórios que vão ajudar a melhorar as tomadas de decisões.

Conheça o curso de Power BI da Unicrea!

A Universidade Corporativa do CREA-SC aposta em uma educação de ponta para impulsionar o desenvolvimento dos profissionais do setor oferecendo o curso de Power BI. Essa é uma excelente oportunidade de aperfeiçoamento proporcionada pelo CREA para você.

Esse curso apresenta o Power BI, uma ferramenta da Microsoft para análise e visualização de dados. Com recursos avançados, é possível criar relatórios interativos, painéis de controle e visualizações de dados. O curso aborda um conjunto de ferramentas de Business Intelligence desenvolvido para extrair informações relevantes de grandes volumes de dados. Além disso, ele demonstra como essa solução agiliza processos e auxilia na tomada de decisões.

Mantenha-se atualizado com a Unicrea. Siga nossas redes sociais e fique por dentro de tudo o que acontece: Instagram, Facebook e LinkedIn.