Evolução à Mesa: descubra como a tecnologia pode diminuir o abate animal

Evolução à Mesa: descubra como a tecnologia pode diminuir o abate animal Bioimpressão pode gerar novas oportunidades para a engenharia com sustentabilidade

A indústria alimentícia enfrenta um desafio inegável: como fornecer alimentos de forma ética e sustentável sem recorrer ao abate animal? A resposta está na tecnologia inovadora que está revolucionando a forma como pensamos sobre a produção de carne.

Neste artigo, vamos explorar como a bioimpressão de carne está aproximando-nos do fim do abate animal e abrindo caminho para um futuro mais consciente e compassivo.

Bioimpressão de Carne: A Próxima Fronteira da Alimentação

A tecnologia de bioimpressão tem ganhado destaque na discussão sobre o futuro da alimentação. Com avanços significativos, estamos cada vez mais perto de produzir carne em laboratório que é praticamente indistinguível da carne convencional.

Utilizando células-tronco dos animais, a carne é moldada por meio de uma impressora 3D, resultando em um produto com textura, cor e sabor similares à carne natural. Essa inovação está destinada a revolucionar a indústria alimentícia, oferecendo uma alternativa ética e sustentável para alimentar a população.

Alimentação Personalizada e Nutrição Sob Medida

Um dos principais benefícios da bioimpressão de carne é a capacidade de personalizar as propriedades e o valor nutricional dos alimentos. Com essa tecnologia, poderemos produzir alimentos adaptados às necessidades individuais, proporcionando uma alimentação saudável e equilibrada.

Se você precisa de uma dieta rica em proteínas ou com baixo teor de gordura, a bioimpressão de carne poderá fornecer a solução ideal. Essa flexibilidade nutricional é um marco importante na evolução da alimentação humana.

Sustentabilidade: Cuidando do Planeta e do Futuro

A adoção da bioimpressão de carne pode ter um impacto significativo na sustentabilidade ambiental. Ao reduzir a necessidade de criação e abate de animais, podemos conservar recursos naturais preciosos, diminuir a emissão de gases do efeito estufa e promover práticas agrícolas mais sustentáveis. Essa tecnologia está alinhada com a busca por uma indústria alimentícia responsável, que respeita o equilíbrio ecológico do nosso planeta.

Para quem pensa que a carne terá aspecto e sabor de produto sintético, segundo o engenheiro de alimentos da Redefine Meat, Alexey Tomsov, a empresa israelense conseguiu imprimir carne com a mesma consistência de um bife convencional, inclusive com músculos e gorduras. A empresa apresentou em 2020 uma impressora capaz de imprimir até 20 quilos de carne por hora.

Faça a inovação acontecer com a UNICREA

São inúmeras as possibilidades que essa tecnologia pode oferecer aos profissionais de agronomia e engenharia de alimentos. Cientistas já conseguiram desenvolver até carne de mamute lanoso, já extinto. Por enquanto, ainda é um assunto em discussão e em fase de testes, mas enquanto não podemos utilizar dessa fonte para avançar na rotina profissional, que tal aprimorar conhecimento e currículo com a UNICREA? Os engenheiros têm um papel crucial no desenvolvimento dessas tecnologias e criação de soluções inovadoras e precisarão se familiarizar com tecnologias avançadas de biotecnologia, biologia celular, engenharia de tecidos e produção alimentar.

A UNICREA tem o curso perfeito para o profissional adequar as inovações tecnológicas ao dia a dia. O curso Fazendo a Inovação Acontecer é gratuito e exclusivo para profissionais, colaboradores do CREA-SC e coordenadores do CREAjr. Com ele o profissional terá conhecimento de práticas e exemplos que ajudam as empresas e as equipes a aplicar soluções inovadoras..A plataforma de ensino traz ainda diversos cursos para crescimento profissional.

Redes sociais da UNICREA:: Instagram, Facebook, e LinkedIn.