Impulsione sua produção: descubra o poder da inteligência artificial na agricultura sementeira


O impacto da IA no setor melhora a produção colocando mais alimentos no mercado com maior rapidez.

A inteligência artificial (IA) tem impactado todos os setores da economia mundial pela capacidade de análise e de interpretação de dados, tornando os processos mais rápidos nas fábricas, nos transportes, no setor imobiliário e no agronegócio. Para os engenheiros, a IA oferece inúmeras oportunidades para desenvolver soluções inovadoras e eficientes. Por isso, a Unicrea disponibiliza o curso de inteligência artificial.

Neste artigo, mostraremos as tecnologias que trabalham com IA e auxiliam na melhor eficiência em todos os ramos do setor agrícola, como no rendimento da safra, irrigação, detecção de conteúdo do solo, monitoramento de safra, capina e estabelecimento da cultura.

Conheça as oportunidades que o setor oferece e, no final do texto, tenha acesso ao nosso portal de cursos para aperfeiçoar o seu currículo e estar preparado para os avanços do mercado.

Agricultura 4.0: o agro mais produtivo e eficiente

As soluções tecnológicas realizadas por meio de IA permitem que os agricultores produzam mais com menos insumos e até melhorem a qualidade da produção, garantindo também um lançamento mais rápido das safras no mercado. Em especial, no setor sementeiro, a IA pode ser aplicada nos sistemas de produção de sementes desde a semeadura até a colheita, o processamento, o tratamento, o armazenamento e os testes de controle de qualidade.

Essa inovação faz parte do que entendemos como Agricultura 4.0, que seria a atual fase em que o setor se encontra, marcada pela presença e desenvolvimento de máquinas com IA, além de outras tecnologias, como agtechs, conexão 5G, softwares para tomada de decisão, sensores e até robôs autônomos. Todas essas soluções são usadas para aumentar a produtividade e eficiência do setor agrícola, que depende de inovação e dos avanços tecnológicos para o rendimento, bem como para alocar melhor os recursos.

Como a IA está revolucionando o setor agrícola para suprir a crescente demanda global de alimentos?

Com o aumento da população mundial, a demanda por alimento também cresce, o que torna crucial o investimento em inovação tecnológica para um desenvolvimento agrícola mais eficiente.

De acordo com dados da FAO, é necessário aumentar a produção geral de alimentos em cerca de 70% até 2050. A IA torna-se fundamental para atingir esse objetivo. Os equipamentos e máquinas baseados em IA estão levando o sistema agrícola de hoje a um nível mais alto do que há poucos anos, aprimorando o monitoramento, a colheita, o processamento e a comercialização em tempo real.

As mais recentes tecnologias de sistemas automatizados que usam robôs, máquinas agrícolas e veículos aéreos não tripulados deram uma enorme contribuição para o setor agroindustrial. Vários sistemas baseados em computador de alta tecnologia são projetados para determinar parâmetros importantes, como detecção de ervas daninhas, detecção de rendimento e qualidade da colheita e muitas outras técnicas. Tudo isso contribui para melhores colheitas e mais alimentos no mercado, com maior rapidez.

Inteligência artificial na produção de aveia

Devido à constante preocupação mundial em relação à produção de alimentos de maneira mais sustentável, há uma busca em aprimorar as técnicas utilizadas na simulação e otimização de resultados que expressem melhor uso dos insumos nas diversas áreas. Nesse cenário, as técnicas de IA são uma alternativa no desenvolvimento de modelos de simulação e otimização.

Para se ter uma ideia dessa inovação, na prática, a aveia é uma das espécies mais cultivadas no sul do Brasil, sendo a produtividade de grãos fortemente dependente da densidade de semeadura. De acordo com estudo desenvolvido no Rio Grande do Sul, na produção da aveia, entre as técnicas de IA, as redes neurais artificiais (RNAs) apresentam um modelo matemático inspirado na estrutura neural de organismos inteligentes, capazes de realizar o aprendizado computacional e o reconhecimento de padrões. O algoritmo genético também é uma técnica de IA inspirada nos mecanismos de evolução de seres vivos, os quais proporcionam agilidade na formulação e solução de problemas de otimização.

O objetivo do estudo é propor o uso da IA em aveia, via redes neurais artificiais e algoritmos genéticos, na simulação da produtividade de grãos e otimização da densidade de semeadura, com foco no aumento da produção competitiva cultivada em escala comercial. Isso permite simular com eficiência a produtividade de grãos de aveia com melhor otimização da semeadura. O contínuo melhoramento genético da espécie tem também modificado significativamente a arquitetura da planta por meio da redução na estatura, ciclo, área foliar, entre outras características. Isso resulta no aumento da produtividade de grãos.

Aprenda mais sobre IA com a Unicrea!

É fundamental para os profissionais das diversas engenharias, agronomia e geociências se manterem atualizados para estarem aptos aos novos desafios do mercado. Foi com esse intuito que o CREA-SC fundou a sua Universidade Corporativa, a Unicrea, há pouco mais de um ano.

O curso Inteligência Artificial introduz os profissionais a essa nova tecnologia, que é cada vez mais importante para os engenheiros devido ao potencial que tem de transformar a forma como as empresas operam e a maneira pela qual os produtos são desenvolvidos. O aluno aprenderá que a IA pode ser usada para melhorar a eficiência dos processos industriais, reduzir os custos e melhorar a experiência do usuário.

A Unicrea disponibiliza ainda o curso Agricultura 4.0, por meio do qual o aluno conhecerá as tecnologias mais avançadas na área e como elas auxiliam na sustentabilidade dentro da agricultura.

Conheça outros cursos da Unicrea e mantenha-se atualizado com as inovações do mercado. Acompanhe nossas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn